Atualizado em: dezembro 14, 2020


O sódio é o grande vilão da alimentação natural e saudável. Isso porque, em porções maiores que a recomendada – de até 2 gramas por dia – ele pode provocar diversos problemas de saúde, como hipertensão, retenção de líquidos e até questões mais sérias, como problemas renais e cardíacos. O sal é a maior fonte de sódio, mas também é possível encontrar o mineral em muitos alimentos industrializados. Para reduzir o consumo de sódio na sua dieta, existem algumas alternativas ao sal para temperar seus alimentos e ainda manter o sabor. Confira.

1 – Alho e cebola

Essa combinação clássica deixa qualquer prato delicioso. Já é muito utilizado na culinária brasileira, mas muitas pessoas não se dão conta que esses temperos podem substituir completamente o sal. Além de reduzir a quantidade de sódio na alimentação, a dupla traz diversos benefícios para a saúde. O alho funciona como um anti-inflamatório e antibiótico natural, além de ter ação hipotensora e vasodilatadora. Ele também é rico em vitaminas A, B1, B2, B6 e C, além de ser fonte de ferro, cálcio, fósforo e potássio, entre outros minerais. A cebola melhora a circulação sanguínea e o funcionamento intestinal, além de ajudar na desintoxicação do organismo. Ela é fonte de vitaminas A, B6, C e E e minerais como potássio e ferro. Ela é um excelente tempero, realçando o sabor natural dos alimentos.

2 – Ervas

Algumas ervas são excelentes substitutos para o sal e deixam a comida supersaborosa. Você pode utilizar cada uma separadamente no preparo dos alimentos ou fazer uma mistura de ervas desidratadas – conhecida como sal de ervas – e armazená-la em um recipiente. Uma boa sugestão para preparar seu sal de ervas é bater alecrim, orégano, manjericão e salsinha em um processador e utilizar em seus pratos. Essa combinação fica cheia de sabor e tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antioxidantes. Além dessas ervas, outras boas opções para substituir o sal são a sálvia, que tem ação anti-inflamatória e digestiva, o coentro, que tem efeito calmante e digestivo, e o tomilho, que tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia no bom funcionamento do intestino.

3 – Pimentas

A pimenta, também muito popular na culinária brasileira, pode ser uma excelente substituta para o sal. Algumas pessoas não gostam muito da ardência que a maior parte das pimentas provocam mas, na quantidade certa, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde. A pimenta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana, além de auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Ela também é um forte aliado da perda de peso, já que tem efeito termogênico – o que aumenta a queima de gordura corporal – e reduz o apetite. Além disso, esse tempero é rico em vitaminas A e C, potássio, manganês, magnésio e ferro.

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *