Atualizado em: novembro 25, 2020

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

1) Aveia

A aveia e seus derivados são muito conhecidos por serem ricos em fibras. Além de favorecerem o trânsito intestinal, a aveia também atua como redutor do colesterol ruim na corrente sanguínea. O cereal pode ser consumido em vitaminas, mingaus e junto com frutas.

2) Linhaça

Sementes de linhaça são outras boas aliadas não só do intestino, mas do coração. A linhaça também é rica em ômega 3, 6 e 9, que fortalecem o cérebro e reduzem as inflamações. Consuma a linhaça sempre moída, em pães ou adicionando nas refeições.

3) Feijão

Alimento popular no cotidiano dos brasileiros, o feijão também é fonte de fibras. Além disso, ele é rico em ferro e previne doenças como a anemia.

4) Mamão

Essa fruta é muito famosa por seus efeitos laxativos. O mamão pode ser apreciado in natura e em vitaminas, e como é rico em vitamina A, também protege os olhos e combate o envelhecimento da pele.

5) Alface

Leve e ótimo para saladas, o alface também é outro alimento rico em fibras, além de ter uma digestão fácil. Outro benefício da verdura são suas propriedades calmantes e relaxantes, além da sensação de saciedade que proporciona.

6) Ameixa

Junto com o mamão, a ameixa é outra fruta de efeitos poderosos no trânsito intestinal. Possui efeito laxante e também é rica em vitaminas A, C, K e do complexo B, possuindo diversos benefícios para a saúde, inclusive na prevenção de doenças.

7) Cenoura

A cenoura é um legume muito completo: além de betacaroteno, que dá um aspecto saudável e bronzeado à pele, também é rica em vitaminas, minerais e fibras, auxiliando no processo digestivo.

8) Milho

O milho também é um alimento fortemente presente na dieta diária dos brasileiros, mas o que muitos não sabem é que ele é rico em fibras. Ele melhora o funcionamento intestinal, reduz o colesterol e diminui as taxas de glicose no sangue.

9) Goiaba

A deliciosa fruta que vai muito bem em forma de suco também é riquíssima em fibras. Trata a diarreia, previne a anemia e também favorece a saúde da pele.

10) Agrião

Dentre as folhas ricas em fibra, o agrião é um vegetal rico em diversos nutrientes. Protege a visão, fortalece o sistema imunológico, faz bem para o sistema respiratório, previne a anemia e melhora o trânsito intestinal.

Fonte: http://www.cuidadosmil.com.br

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